Grupo de Estudos


Grupo de Estudos Diálogos visuais e culturais no ensino de Arte


O grupo de estudos propiciam reflexões sobre questões teóricas e metodológicas relacionadas à arte, o ensino de arte e a cultura em uma abordagem transdisciplinar, científica e cultural, compreendida como uma nova forma de ver e entender a natureza, a vida e a humanidade. O grupo é um projeto de extensão proposto no Curso de Artes Visuais desde 2012. É uma ação do Programa de extensão do Polo Arte na Escola UFMS. Tem como foco principal propor diálogos visuais e culturais no ensino de arte aos professores de Artes da rede pública de ensino e aos acadêmicos do Curso de Artes Visuais da UFMS.
O projeto de extensão veicula-se ao projeto de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Artes Visuais, do Curso de Artes Visuais cadastrado no CNPq.
O Grupo de estudos também atende a orientação do Programa Arte na Escola, cujo Polo Arte na Escola esta no Curso de Artes Visuais/UFMS e temos a responsabilidade da implementar ações voltadas para o ensino de arte junto as escolas públicas.


 Atividade prática a partir da obra de Arnaldo Roche-Rabell
(12/06/2015)

Debate sobre o texto: Tudo para a criança deve ser infantil? - Silvia Pillotto
(10/04/2015)




Referências:
PILLOTO, Silvia Sell Duarte. Linguagens da arte na infância / organizadora. Joinville, SC ; Univille, 2007.
Mediação: provocações estéticas. Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes. Pós-graduação. São Paulo, v. 1, n. 1, outubro 2005. Anual ISSN 1808-9496.
PALMER, Parker J. A coragem de ensinar: explorando a paisagem interior da vida de um professor / Parker J. Palmer; [traduzido por Aline Storto Pereira]. São Paulo: Editora Da Boa Prosa, 2012.
ROSENTHAL, Dália. O ateliê nossa casa e a prática transdisciplinar para o ensino da arte: relato de experiências.

NICOLESCU. O manifesto da transdisciplinaridade. Trad. Lúcia E. Souza, São Paulo, Ed. Trion. 1999.
MAFFESOLI. Michel, Saturação: Tradução de Ana Goldenberg: São Paulo: iluminuras: Itaú cultural, 2010.
MORIN, Edgar. "Antropologia da Liberdade" In: Ética e o futuro da cultura, Revista Margem, N.9, São Paulo, Educ/Fapesp, 199.
RICHTER, Ivone. M. Interculturalidade e Estética do Cotidiano no Ensino das Artes Visuais, 2003.










Nenhum comentário:

Postar um comentário